VISITA DE MARCELO REBELO DE SOUSA

diplomatica 32

Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro onde foram abordados temas como a comunidade portuguesa no Brasil e a CPLP.
Jair Bolsonaro poderá visitar Portugal entre o final de 2019 e o início de 2020.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se pela primeira vez com o novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, um dia após o mesmo ter tomado posse.
Tendo ambos abordado temas como a comunidade brasileira em Portugal (100.000) e portuguesa no Brasil assim como a CPLP, e feito um balanço positivo da reunião com o seu homólogo brasileiro.
Destacando a importância da “cooperação económica e bilateral” entre os dois países e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização a que Portugal e Brasil pertencem. “Não há CPLP forte sem uma aposta forte do Brasil”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.
Sobre as negociações entre a União Europeia e a Mercosul, organização que agrega países sul-americanos, o presidente português referiu que é importante fechar um acordo comercial entre as duas partes.
Acordo “que tem sido complexo, mas Portugal está permanentemente a fazer o que pode para fechar esse acordo, que é muito importante para as duas partes”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente português também referiu nas suas declarações que Jair Bolsonaro poderá visitar Portugal entre o final de 2019 e o início de 2020, explicando que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países ficaram de acordar “uma eventual ida do presidente Bolsonaro a Portugal”, segundo a Lusa.
“O calendário do Presidente Bolsonaro é muito ocupado” e “há um calendário muito ocupado em Portugal durante boa parte deste ano” com as eleições europeias e legislativas, assim como as regionais na Madeira, disse o presidente português.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *