MIKHAIL KAMYNIN-Embaixador da Rússia

Sem Título

“Êxitos de 2018 e perspetivas ainda maiores para 2019”

O passado ano de 2018 destacou-se por uma série de eventos marcantes para as relações entre a Federação da Rússia e a República Portuguesa. Pela primeira vez numa década realizou-se o contato bilateral de mais alto nível. Em 20 de junho, no Palácio do Kremlin em Moscovo, teve lugar a reunião emblemática dos Chefes de Estado russo e português.
As conversações dos Presidentes Vladimir Putin e Marcelo Rebelo de Sousa, decorridas numa atmosfera cordial e aberta, evidenciaram o interesse mútuo das ambas as Partes de estreitar a cooperação entre a Rússia e Portugal em vários domínios, tanto na área política, como na de economia, comércio e investimentos. Foi também destacado o potencial de concretização de iniciativas práticas conjuntas relativas às altas tecnologia avançadas, farmacêutica, transporte ferroviário, espaço exterior etc.
O ano 2018 foi também marcado por duas rondas das visitas ministeriais. Em 25 e 26 de fevereiro o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal Augusto Santos Silva deslocou-se a Moscovo. No decorrer da reunião bem substantiva com o seu homólogo russo Serguei Lavrov foi discutida a situação nas relações bilaterais, foram traçadas as estratégias visadas para a ativação da cooperação russo-portuguesa em vários domínios.
Por sua vez, nos dias 23 e 24 de novembro, o Ministro Lavrov efetuou uma visita a Lisboa. No decorrer desta realizou-se a reunião com o Chefe da diplomacia portuguesa Augusto Santos Silva, tal como o encontro com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. As partes pronunciaram-se em prol do aprofundamento qualitativo do diálogo político. Os Ministros assinaram o Memorando do entendimento sobre a realização das consultas políticas. Entre outros temas de interesse mútuo, o documento prevê o estabelecimento do diálogo regular entre Moscovo e Lisboa sobre combate ao terrorismo e outros novos desafios e ameaças, inclusive os assuntos da segurança de informação internacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *